Maria das Dores Mendes Segundo http://lattes.cnpq.br/2457379318485969

Última atualização do Lattes: 17.03.2020
Unidade: Universidade Estadual do Ceará
Departamento: Nenhum
Nome de citação: MENDES SEGUNDO, M. D.
  • Trabalho Técnico (26)+
    • Ano
      2019
      Título
      Revista Educação e Formação
    • Ano
      2019
      Título
      Comissão de Avaliação de Ascensão Funcional
    • Ano
      2019
      Título
      XXIV SEMANA UNIVERSITÁRIA DA UECE ( Sustentabilide ambiental: conexão entre ser humano e natureza)
    • Ano
      2016
      Título
      XXIII Encontro de Pesquisa Educacional do Nordeste (EPEN)
    • Ano
      2015
      Título
      XX Semana Universitária
    • Ano
      2014
      Título
      Projeto INTERAÇÕES- Proposta do Mestrado Acadêmico Intercampi em Educação e Ensino da UECE ao Edital FUNCAP nº01/2014: 'Estímulo à Cooperação Científica e Desenvolvimento da Pós-Graduação'
    • Ano
      2014
      Título
      Simpósio Impactos das políticas de avaliação nas práticas pedagógicas dos professores da Educação - XVII ENDIPE
    • Ano
      2014
      Título
      XVII Encontro Nacional de Didática e Pratica de Ensino
    • Ano
      2014
      Título
      XXII EPENN
    • Ano
      2014
      Título
      XIX SEMANA UNIVERSITÁRIA UECE
    • Ano
      2014
      Título
      XIX SEMANA UNIVERSITÁRIA UECE- XXIII ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA
    • Ano
      2014
      Título
      Processo Seletivo Mestrado Acadêmico Intercampi em Educação e Ensino
    • Ano
      2014
      Título
      I Encontro Internacional Trabalho, Educação e Formação Humana (ENITEFH)
    • Ano
      2013
      Título
      XXI EPENN - Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste
    • Ano
      2013
      Título
      Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos - RBEP
    • Ano
      2012
      Título
      VII Coloquio Internacional Marx e Engels
    • Ano
      2011
      Título
      Avaliação de Ascensão Funcional
    • Ano
      2011
      Título
      Parecer Artigos do III Encontro Norte/Nordeste Trabalho, Educação e Formação Humana
    • Ano
      2010
      Título
      Avaliação de Ascensão Funcional
    • Ano
      2008
      Título
      Seleção de Bolsitas ao PET- História - Fafidam - UECE
    • Ano
      2008
      Título
      Avaliação de Promoção Docente
    • Ano
      2008
      Título
      Processo de Avaliação de Estágio Probatório
    • Ano
      2007
      Título
      Avaliação de Promoção Docente
    • Ano
      2007
      Título
      Processo seletivo de Bolsa de Estudo da Fafidam
    • Ano
      2007
      Título
      Parecerista dos artigos do II Encontro Regional Trabalho, Edcuação e Formação Humana ( Eixo Temático 3 - Trabalho, Educação e Crise do Capital)
    • Ano
      2006
      Título
      Processo Seletivo de Bolsa de Estudo da Fafidam
Josefa Jackline Rabelo Susana Jimenez Maria Susana Vasconcelos Jimenez Helena de Araújo Freres Emanuela Rútila Monteiro Chaves Francisca Maurilene do Carmo Aline Nunes Paiva Helena Freres Luis Távora Furtado Ribeiro VALDEMARIN COELHO GOMES José Ernandi Mendes Antonio José Albuquerque de Araujo Filho Emanoel Rodrigues Almeida Leonardo José Freire Cabó Sandra Maria Gadelha de Carvalho Caroline Rabelo Carvalho Leiliana Rebouças Freire Osterne Nonato Maia Filho José Deribaldo Gomes dos Santos Daniele Kelly Lima de Oliveira Jacqueline Barbosa dos Santos Daniela Glicea Oliveira da Silva Ruth Maria de Paula Gonçalves Maria Cleidiane Cavalcante Freitas Leiliana Rebouças Freire e Outros Rosangela Ribeiro da Silva Francisca Helena Holanda Antonio Nogueira Xavier Neto Deribaldo Santos Maria Cleide da Silva Barroso Frederico Jorge Ferreira Costa Eduardo Ferreira Chagas Suzana Maria Capelo Borges Nagéla Sousa KARISSE RICARTE DE CASTRO Tamires Ferreira Pessoa Maria Edleuza da Silva Williany Magna Lima da Silva BRUNA PINHO DA SILVA Luís Furtado Távora Ribeiro Vânia Alexandrino Leitão Luis Antonio Maciel de Paula Osterne Mais Filho Samara Almeida Chaves Braga José Francisco de Melo Neto GEORGE AMARAL Ivania Maria de Sousa Carvalho Rafael Betânia Moreira de Morais Claudiana Nogueira de Alencar Mirela Maximo Bezerra Adriana Nogueira de Oliveira Betania Moreia de Moraes José Olivenor Souza Chaves Antonio Marcos Rocha de Carvalho Marcio Marciel dos Santos Lima Samantha Macedo Lima Stephanie Barros Araújo DÉBORA ACCIOLY DIONÍSIO SARA ARRAIS DANIEL MENDES Iara Saraiva Martins Eveline Ferreira Feitosa José Eudes Baima Bezerra Alan Paula Chaves Karla Érika Ferreira Ferro Joeline Rodrigues de Sousa Vanesa Lima de Sousa Marcos Adriano Barbosa de Nov Aline de Moura Remígio Maurilene do Carmo Liduína Maria Vieira Fernandes Lucia Helena de Brito Layskandia de Souza Santos Jefferson Nogueira Lopes Sara Andreia de Souza Rocha Luziete Oliveira Silva Ribeiro Diana Silva Monteiro Thayana dos Santos de Sousa Cristiane Maria Abreu Lima Francisca Maurilene do Carmo Everton de Albuquerque Teixeira Fátima Maria de Holanda Lima Cleide Barroso Cristiane Porfirio de Oliveira do Rio Solonildo Almeida da Silva Nágela da Silva de Sousa Clemildo Anacleto da Silva Gabriela Gondim Alves Segundo ANA PAULA MONTEIRO DE CARVALHO Elandia Ferreira Duarte Maria Clea Ferreira Monteiro Vítor Maia Saboia Wildiana Kátia Monteiro Jovino Simone Cesar da Silva Antonio Flávio Muniz Marcília Chaves Barreto Mádja Diógenes Maia Adele C.B. Araujo MARIA ELYARA LIMA DE OLIVEIRA Maria Rafaela de Oliveira MÁRIO ANDRÉ CORREIA PACIFICO Edilson da Costa Sirneto Vicente da Silva Antônio Marques de Oliveira Nara Lúcia Gomes de Lima Felipe Pinto da Silva Tayanna Vieira Lima Monica Farias ABU-EL HAJ Ana Beatriz Barreto Dias Jorge Alberto Rodriguez Antônia Solange Pinheiro Xerez ELENICE RABELO COSTA Isabel Cristina Lima Gláubia Cristiane Arruda Silva João Paulo Guerreiro de Almeida Marcos Adriano Barbosa de Novaes Célia Maria Machado de Brito Michelle Steiner dos Santos Antônio Eduardo Gonçalves Segundo Maria Edleuza Maia Paulo Martins Pio Hamilton Viana Chaves Luciana Maria Maia Fabiano Geraldo Barbosa Gusmão Freitas Amorim LAILTON DE SOUZA SANTOS Hélio Saraiva Girão
Educação para todos Crise estrutural do capital Educação Crítica marxista Banco Mundial Pobreza Formação docente marxismo Política educacional Formação de Professores Ensino superior Marx, Mercadoria, fetichismo Financiamento da educação fundamental Formação humana Educação profissional Financiamento Ontologia Marxiana Financiamento da Educação Básica ensino básico fundef, custo-aluno, qualidade na educação pedagogia das competências ENSINO MÉDIO reformas institucionais Política de Financiamento Gramsci conhecimento Fundeb Mercadoria Mercantilização Educação à distância formação do professor Pensamento economicista assentamentos rurais, gestão coletiva Relatório de Monitoramento EPT trabalho FUNDEF Reforma universitária Teoria do Capital Humano Ontologia Marx, dialética, Economia trabalho, educação e luta de classes Educação Básica Reforma Educacional Economia do conhecimento Política socioeducativa emancipação humana Complexo da Educação Valorização do Professor Organismos internacionais Programa de EPT História Estágio supervisionado CRISE DO CAPITAL REJUVENESCIMENTO TRABALHO E EDUCAÇÃO Precarização Docente Assentados e sua qalidade de vida Revista Eletônica Arma da Crítica FORMACAO DO EDUCADOR Pós-Graduação Empregabilidade Formação do Pedagogo GESTÃO ESCOLAR Movimento de Educação para Todos educação pública Vulnerabilidade Social Avaliação construtivismo Produção destrutiva Fies Estado Vigotski assentamento rural LUTA DE CLASSES Graduaçáo tecnológica combate à pobreza Prática Docente privatização Empreendedorismo Ensino médio integrado Paradigma Reproduzir o capital Custo Aluno de Qualidade Inicial - CAQI Educação escolar formação omnilateral Fromação do Educador EDUCACAO SUPERIOR Parceiria Público Privada PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (PNE) Teoria do valor Problemática Educacional produtivismo PROUNI Reforma do Estado Brasileiro Diretrizes Economia Política educação fundamental Marx e Engels antecedentes históricos Educação infantil Escola Pública Centralidade do trabalho Aprendizagem Conferencias Internacionais Fromação para o Trabalho Pedagogia Empresarial Destrutividade Frente Única FORMAÇÃO DO TRABALHADOR Filantropia Empresarial Makarenko Expansão do Ensino Superior Ensino a Distância educação e pobreza Ascensão Funcional método marxiano Responsabilização Ideologia Estado brasileiro Reordenamento da Educaçao Ensino Profissional Declarações de Educação de Jomtien e Dakar educador Reforma Aprender a aprender Economia política da educação Diretrizes Educacionais Trabalho docente Escola unitária Teoria do Conhecimento Curso de Pedagogia mercado Produtivismo Academico Docência Teoria social teoria e prática Categoria Trabalho Políticas Educacionais Universidade Pública Universidade Brasileira Projeto de Irrigação, realidade marcantilização do ensino Satisfazer as Necessidades Básicas Pedagogo gênese Políticas Neoliberais megaeventos Serviço Social Limites do conhecimento SOCIOLOGIA Práxis Revolucionária (des)qualificação Intelectuais orgânicos Fundo público Trabalhadores formação cidadã EEEPs PNAIC Tendencias e Contratendencias Professores Temporários Pós-Graduações de Educação Paradigma produtivo Ontologia do ser social Gestão para Resultados Classe Trabalahdora Viès mercadológico Socialismo Crianças e Adolescentes qualidade Professor substituto lógica empresarial Dicotomia Educativa municipalização da educação Transformação Social Complexo da Economia Escolas Profissionalizantes Perspectiva Marxiana universidade Ensino Fundamental Categoria da Desigualdade História a serviço da classe trabalhadora Ensino Desemprego reprodução e sociabilidade UECE Parceiria Público-Privada Cooperação Cientifica DISCURSO PSICANALÍTICO Declaração do Milênio Não Universitário História do Brasil Políticas Públicas PET- HISTÓRIA Didática Semana Universitária Sertão Central jovens trabalhadores REIFICAÇÃO EM LUKÁCS Ibero-americanos Comunicações individuais Periódico Arma da Crítica Políticas socioeducativas PARFOR Lei dos Pobres Privado Função social Estado capitalista Agenda 2015-2030 INDIVÍDUO PÓS-MODERNO Problemas, pespectivas Educação Jovens e Adultos aids Problemática da Alienação Plano de ação Declaração de Jomtien Bradesco SPAECE Mészáros irrigantes, tecnologia avançada, cooperativa IDEÁRIO DE EDUCAÇÃO PARA TODOS Ideário Construtivista Revista Eletrônica Arma da Crítica IFCE Alienação Escola de Frankfurt Estagio curricular Novo currículo Ideário educacional Ensino médio noturno Recomendações Internacionais Sociedade contemporânea Formação em Educação Física Ensino Superior não universitário Sociedade do Conhecimento Onto-histórico Elementos Históricos Adolescentes MOVIMENTOS SOCIAIS Formação do trabalhador jovem PARFOR/URCA Educação e Ensino Gênero Política de Expansão Tendências crianças Desenvolvimento da Pós-Graduação Tesouro a descobrir Educação e Formação Humana Decadencia Ideológica Desenvolvimento Contexto neoliberal Norte e Nordeste Desafios regionais forma(ta)ção profissional Desafios históricos literatura, filosofia e educação Trabalhadores da Industria Lei Nº 13.415/2017 Países pobres Referencial Curricular Nacional Desenvolvimento Regional PÚBLICO Perspectiva Revolucionária Prática de Ensino profissionalização docente Produção do conhecimento religioso Formação do Homem Curso Farmácia estado do Maranhão Lukács pedagogia socialista PNPG complexo da arte tecnocracia Projovem metamorfoses da avaliaçao consciência Quixadá Capital Política JOVENS Análise Classista experiencia de adoecimento Universalizar o ensino mercantilizado Processo de reificação Forma(ta)ção Homo Lattes Programa Mais Educação Alimentação gestão democrática perspectiva do trabalho transição socialista Onto-materialista política de assistência estudantil sociedade tecnocrática Democracia ativismo politico e educacional insustentabilidade Escola e Trabalho Classes Sociais Habilidades Escolas Estaduais Friedrich Engels Qualificacao Lógica do Mercado conhecimento aligeirado Gestao por resultados Degenerescência Setor canavieiro possibilidade ontológica Ontologia do trabalho CUT PERSPECTIVA MARXISTA Sociedade civil UNESCO Conteudo e forma Reprodução Social Relatório de Monitoramento Docente Metas educativas Escola para Trabalhadores complexo do trabalho Limites históricos capacitação Pobres ANALFABETIZAÇÃO cidadão empreendedor Paradigma econômico e produtivo Elementos Onto-históricos Perspepctiva Marxiana Educação omnilateral formação do jovem pobre luta pela terra OEI Onto-marxiana Hegemonia em Gramsci aliança Experiências metodológicas marxiano-lukacsiano emancipação femenina Rousseau formação político-sindical Incontrolabilidade do sistema TESE REFORMISTA práticas coloniais Univesidade Aberta do Brasil mercantilização da saúde Homem social Devir do gênero humano Proposta Educacional Relação ontogenética CIDADANIA E PARTICIPAÇÃO Discurso do capital Educação municipal reprodução do capital países tomadores de empréstimos Novo milênio Cidade de Fortaleza Complexo do estranhamento internacionalismo Indicadores Exportação RCNEI BIRD Jovens Pobres Estratégia possibilidades Extrema pobreza Política avaliativa ISTVAN MÉSZÁROS O Capital Fortaleza Marx Educação para pobres Pós-Doutorado Filme Agamben Gramáticas de Resiistencia Civil meio ambiente trabalho domiciliar de redes professores Trabalhos Científicos Ascensão PNE Neoliberalismo Relatório de EPT Indicadores Educacionais fundamentos na educaçao PRELAC formação para trabalho forma valor Questão Social (in)sustentabilidade Avaliação de Políticas Públicas sociabilidade contemporânea falso socialmente necessário Atendimento a primeira infancia Currículo curso História complexo empresarial COMPLEXO PARCIAL DA EDUCAÇÃO Formaçao do ser ser social recuo da teoria Politicas assistênciais Escola de Assentamento Rural Políticas de Alimentação PRECE Desvalorização da profissão Participação e Cidadania Mundo do trabalho transação externa Escola publica, alunos, indisciplina Cidadania Teoria revolucionária Condições Produção social Educação para o trabalho Genocídio Alimentar Formação para a vida Inferiorização da mulher sociedade Estudo de mercado Indústria Têxtil Centenário MODELO LIBERAL TECNO-BUROCRÁTICO Currículos Abstrato ciência JACQUES ROUSSEAU Escola de Vigotski Revista Arma da Crítica 200 ANOS MARX teorias da educação Fruticultura, rentabilidade Ensino Técnico Profissionalizante Política de atendimento de adolescentes Lazer Deformação Humana Política de responsabilização Sistemas de avaliação Educação alimentar Máscara da humanização Reino da liberdade imperialismo Economicismo Reformismo Formação onto-historica (NTPPS (De)formação de professores controle da formação Complexo da alienação Projeto mais educação Política de esporte A opressão da mulher alimento PAIC Atividades Emanicpatórias TIC's Reificação do capital Krupskaia Assistência estudantil Artesanato de Palha Seca, emergencia Ensino de História filantropia Estagios INFORMÁTICA reassentamento, DNOCS Concepções e Metas informática, recurso didático Sistema de Avaliação Padrão de qualidade Conhecimento na modernidade Ideário da Educação juventude ENSINO TÉCNICO PROFISSIONAL Caminhoneiros, cotidiano Migração, seca, Luiz Gonzaga Sindicatos, produtores rurais Política Pública de alimentação Educação do campo Capacitação Docente (Des)organização Salas multisseriadas Escolas Anexas Banco do Brasil Problemática da educaçao empresariamento da educação Pensamento curricular David Ricardo (anti)pedagógico Antônio Gramsci Curso de Pesgogia Étnico-Raciais Reconfiguração Teoria Crítica Aprendizagem Móvel materialismo histórico dialético Erradicar a Pobreza Paradigmas educacionais Onto-marxista Ideário educacional competente Governo Gestão Educativa Lógica Destrutiva Hegelianismo METAMORFOSE crise da educação Relação Ontológica PANSOFIA DE COMENIUS educação para transformaçao Capitalismo maduro Pacto EPT Reformas educacionais Emergente modernidade Pilar da educação educação inclusiva sociedade burguesa reproduçao da bárbarie Teoria do Estado Forma~ção do Ser Social empresariado PESQUISA EDUCACIONAL Lógica expansiva do capital Ibero-americano expansão ensino tecnológico Reestruturação do capital Pós-2015 Bicentenários Brasil Receituário Empresarial intervenção avaliativa MST Categoria Qualidade Agenda do Banco Mundial Ajustes formaçao Imperativos do mercado DIRETRIZES ECONOMICISTAS reestruturacao Karl Marx Lógica expansionista processos educativos Reordenamento Lívia Cotrim EDUCAÇÃO PARA O MERCADO inclusão social Pauperização da Aids Formação político-educativa dos trablahadores Apropriação indevida Complexo da Alimentação Sistema penitenciário Aluno trabalhador Diretrizes Curriculares Nacionais Tempo integral nas escolas públias Homem natural tecnologia Reformas Estatais Pesquisa em educação ser social sexualidade, Novas ideias Educação Brasileira Revolução Russa DESTRUTIVIDADE DO CAPITAL Violência cursos de pedagogia Concreto Determinações do capital cerceamento da educação Bolsa de Estudo seleção mestrado e doutorado seleção mestrado educação concurso publico Avaliação de Promoção Docente Avaliação Estágio Probatório Parecer Artigo interações Interiorizar Iniciação científica Mestrado Intercampi PROCESSO HISTÓRICO-FORMATIVO Feitichismo metabolismo homem-natureza Percurso Ontologico Avaliação Capes Casamento Cinema Papel social da educação Ensino de crianças pobres ENSINO TÉCNICO-PROFISSIONALIZANTE Conhecimento escolar BNCC CLASSE TRABALHADORA EPEN Educação e Formação IMO- UECE Comunidade Rural Escolas rurais ENEM Profissão Bancário Prática profissional Educação de qualidade para Todos Reforma Curricular concepção pedagógica Questão Meridional programas socioeducativos empresarial Trabalho Coletivo Projeto Estudante Cooperativo práticas educativas 18 anos IMO Greve Coordenação Estimulo relatório REVISTA 200 Marx Polticas socieducacionais Merenda Escolar Aprendizado Elementos Onto-histórico
CTIT UFMG